O Instituto Cultural Português trabalha a cultura portuguesa no Rio Grande do Sul, através de pesquisas e atividades com municípios de origem açoriana do estado. É responsável pelo suplemento Caravelas publicado no jornal RS Letras, no qual divulga o trabalho que realiza junto a estes municípios; e também publica trimestralmente a revista de pesquisa literária denominada Causótica, que trata sobre literatura, arte e ciência.
Mensalmente o Instituto realiza um sarau poético musical luso-brasileiro. Em sua estrutura possui um salão com capacidade para cerca de 60 pessoas, no qual realiza exposições. O departamento de arte do local organiza frequentemente cursos de teatro e oficinas de cinema, levando sempre a proposta de divulgação da arte portuguesa e suas relações com o Brasil.
Outros espaço disponibilizado pelo Instituto Cultural Português é o Museu Açoriano Sul Rio-grandense, que dispõe de 500 peças procedentes do Arquipélago dos Açores, em Portugal, e de raízes açorianas em geral. As visitações ao Museu são feitas mediante agendamento.