A equoterapia é um método terapêutico e educacional reconhecido pelo Conselho federal de medicina, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. Buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou portadoras de necessidades especiais (Ande Brasil 1989).
Este método é indicado para pessoas portadoras de necessidades especiais, síndromes, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, encefalopatia crônica não progressiva (PC), traumatismo crânio encefálico; lesões medulares; acidente vascular cerebral (AVC), bem como transtornos comportamentais onde inclui hiperatividade e dificuldades emocionais e aprendizagem.
O centro tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida a partir de atividades eqüestres, realizadas em ambiente diferenciado junto à natureza. Conta com equipe formada por psicólogo, fisioterapeuta, pedagoga e equitador, filiados a Associação Nacional de Equoterapia. Aproveitando os efeitos que o cavalo provoca no corpo humano, também criaram a ginástica funcional sobre cavalo, voltada para pessoas de todas as idades, que procuram uma atividade física diferenciada e prazerosa, unindo o contato com o cavalo e a natureza.
Os exercícios foram adaptados da equoterapia, ginástica de solo, pilates e academia, pois já tiveram sua eficácia comprovada cientificamente. Dentre outras atividades também destaca as aulas de equitação para crianças e adultos, onde são ensinadas técnicas de montaria, salto, rédeas, tambor e balizas. Para menores de oito anos, ministram a equitação lúdica, onde os pequenos aprendem a montar, através de brincadeiras e jogos sobre o cavalo.
Disponibiliza convênio com a Usimed, maiores informações através dos fones: 4884079635 e 4896224494.