Conhecido na América do Sul por sua importância portuária, o Porto do Rio Grande localiza-se na margem direita do canal do norte, que liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico.
Destinado ao ramo de exportação e importação de cargas, o Porto do Rio Grande divide-se em Porto Novo, Porto Velho, Superporto e São José do Norte.
Com cais de 1952 metros de comprimento, 22 berços e 10 metros de profundidade, o Porto Novo conta com armazéns voltados a carga geral, granéis sólidos e carga frigorificada.
Com 640 metros de extensão e profundidade de 16 pés, o Porto Velho subdivide-se em sete zonas destinadas a cargas para navegação interior, bem como ao ensino, pesquisa e administração da Frota Oceanográfica da FURG (Fundação Universidade Federal do Rio Grande). Conta com recursos turísticos como o Cais do Porto Velho, terminal de passageiros, pesqueira, Capitania dos Portos e Estaleiro Rio Grande.
O Superporto conta com terminais equipados administrados pela iniciativa privada: Tecon Rio Grande, Termasa, Tergrasa, Bianchini, Bunge, Yara Brasil, Pier Petroleiro e Copesul.