É administrado pela Prefeitura Municipal de Curitiba.
O Parque Lago Azul possui área de 128.500 metros quadrados, antiga propriedade da família Segalla, era usada nas décadas de 1960 e 1970 como parque particular e uma das poucas opções de lazer em área aberta da cidade. Com o tempo foi perdendo a função. A Prefeitura adquiriu a área no fim de 2007 e transformou em parque público.
A entrada do parque é marcada por um portal, e logo em seguida fica o estacionamento, que tem vagas para deficientes físicos e idosos, além de canchas de vôlei e de futebol e módulo da Guarda Municipal que funciona dentro do parque.
Um mirante de madeira no ponto mais alto do parque proporciona vista geral do lago. Para chegar até o mirante o visitante caminha pela trilha dentro do bosque.
O parque conta com calçadas de paver (blocos de cimento intertravados) que garantem acessibilidade e drenagem na área pavimentada.
O campo de futebol suíço, que fica atrás do módulo da Guarda, tem uso controlado. Os interessados podem agendar o campo diretamente no Departamento de Parques e Praças pelo telefone.
Oferece também Pracinha de Água para as crianças com piso de cimento e coberta com uma lâmina de água rasas oito churrasqueiras e trilha.