O Museu Militar do Comando Militar do Sul conta com exposições temáticas do acervo de 4 mil peças referentes à história do Exército Brasileiro.
Situa-se em prédio que foi construído em 1867 com a finalidade de abrigar parte do Arsenal de Guerra da Província. O acervo é composto de 4 mil peças classificadas em armas leves e pesadas, viaturas, canhões, uniformes, equipamentos, condecorações (honrarias), documentos e fotografias.
O museu destaca o foguete Congrève, artefato utilizado na Guerra do Paraguai, além do canhão de bronze (do ano de 1799) originário do arsenal real da Corte Portuguesa.
Dentre os veículos, apresenta a moto Harley-Davidson usada pela polícia do exército, além de viaturas blindadas como carro de combate, de transporte pessoal e um veículo de capacidade anfíbia, utilizado nos anos de 1960 e 1970.
O agendamento de visitas guiadas gratuitas para escolas ou grupos é realizado via telefone ou e-mail. Com o projeto demnominado A Escola vai ao Museu, a instituição oferece ainda ônibus para buscar os estudantes nos colégios.