Terceira cidade mais antiga de Santa Catarina, fundada em 1676 por colonizadores vicentistas, Laguna está a 118 km ao sul de Florianópolis. O acesso à cidade é feito pela Br-101 que atualmente está em obras de duplicação.
Com cerca de 50 mil habitantes, a cidade foi palco de lutas ao longo de seus três séculos de história. Laguna esteve entre os pontos de batalha da Guerra dos Farrapos, tornando-se capital da República Juliana, estado independente do Império Brasileiro, proclamado em apoio à República do Piratini.
A cidade foi ainda berço da heroína de dois mundos, Anita Garibaldi, que lutou na Guerra dos Farrapos e na reunificação da Itália ao lado do marido revolucionário Giuseppe Garibaldi.
Este histórico marcou Laguna, que atualmente é um dos maiores centros turísticos de Santa Catarina. Com boa infra-estrutura hoteleira e gastronômica, recebe turistas o ano todo, especialmente durante o carnaval. Nesta época, milhares de turistas lotam as ruas do centro histórico para curtir a folia atrás dos blocos carnavalescos e escolas de samba.
Entre as atrações turísticas da cidade estão as praias do Mar Grosso, Gi, Itapirubá e a do Farol de Santa Marta, além do Centro Histórico.