É administrado pela Prefeitura Municipal de Curitiba.
Funciona como um centro de pesquisas da flora do Paraná e o nome oficial é uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter.
Possui área total de 278.000 metros quadrados, que boa parte correspondem à um remanescente florestal típico da vegetação regional (capões), com nascentes que formam os lagos.
Sua principal atração é uma estufa de ferro e vidro com 450 metros quadrados, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, que em seu interior abriga exemplares vegetais característicos de regiões tropicais e esculturas como A Mãe (situada no jardim), que também fazem parte da paisagem.
Encontra-se o Espaço Cultural Frans Krajcberg, com exposição permanente, tendo uma dimensão de 1.500 metros quadrados de área construída destinada a abrigar exclusivamente as obras doadas pelo artista Frans Krajcberg ao município de Curitiba.
O local ainda conta com estufa, bistrô, jardim francês, lago, museu, fontes, pista de cooper, trilhas, sanitários públicos, loja, equipamentos de ginástica, estacionamento e o Jardim das Sensações.