Em 1901 o Grupo Gerdau instalou-se em Porto Alegre especializados na fabricação de Pregos de Pontas de Paris. No ano de 1907 os negócios da empresa se dividem em ramos diferentes, entre a Fábrica de Pregos de Paris e a Fábrica de Móveis Gerdau, ambas localizadas na Capital.
Já em 1914, Hugo Gerdau assume uma posição de sócio-fundador da empresa, dando início a produção de fogões que levam o mesmo nome. Posteriormente fundou-se o Centro de Indústria Fabril (CINFA), futura consolidação FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), tendo entre os fundadores os irmão Hugo e Walter Gerdau.
Anos mais tarde, a ascensão e expansão da empresa percorre o Brasil, com a fabricação de arames em São Paulo e em 1969 especializa-se na produção de aço, em uma siderúrgica situada em Pernambuco. A internacionalização, em Laisa, no Uruguai, foi o início e um marco em sua história.
Entre um crescimento e outro, a Gerdau atinge hoje uma ampla produção em aços longos e para linhas automotivas, além de parafusos, ferramentas entre outros.
Trabalha em setores nas Américas, Ásia e Europa, além de contar com uma iniciativa em prol ao meio ambiente, reciclando e reaproveitando toneladas de sucatas anualmente.