Quando o mundo estava na expectativa do que seria a primeira guerra mundial, surgia na capital o Sport Clube São José. Inaugurado em 24 de maio de 1913, por ação de um grupo de alunos do Colégio São José, onde daí derivou o nome do clube.
Foi o irmão Constantino Emanuel que incentivou o grupo que jogava futebol no colégio, a criar um clube verdadeiro para o esporte. Depois de anos, o clube ainda passou por diferentes moradas até firmar residência na zona norte da capital, onde em 24 de março de 1940 inaugurou o estádio Passo D'Areia.
Desde lá o estádio passou por muitas mudanças em sua estrutura, foi quando em meados de 2005 iniciou obras para comportar maior público. Em março de 2006 inaugurou sua mais nova estrutura com capacidade para até 10.000 pessoas, seis camarotes, oito cabines duplas fixas, uma sala de imprensa e uma para entrevistas, quatro vestiários para jogadores e um para arbitragem.
Hoje o Zequinha como carinhosamente é conhecido conta com as categorias de base (juvenil e juniores), e com o time profissional. Onde todas às categorias disputam campeonatos estaduais, regionais e intermunicipais. Atualmente a infra-estrutura do clube é bem ampla, pois além do estádio também conta com sede administrativa e sede social.
Além de salão para até 300 pessoas, quadras esportivas, piscinas adulto e infantil, salas de jogos (ping-pong e fla-flu), canchas de bocha, quiosques com churrasqueiras, galpão criolo que comporta até 120 pessoas e o conta no ouvido com capacidade para 40 pessoas.
Para prática esportiva, oferece escolinhas de hockey, futsal, vôlei, basquete e patinação. Na alta temporada disponibiliza a hidroginástica. Como atividade cultural conta com o DTG Gaúchos do São José, invernada adulta do clube.