A Escola do Teatro Bolshoi é a primeira filial da companhia de dança fora da Rússia. Em parceria com a prefeitura municipal de Joinville e por intermédio de patrocínios privados, a escola possui cerca de 200 alunos, sendo 92% deles bolsistas.
São ministrados cursos de formação profissional de nível técnico de artista de balé, cursos básicos em dança clássica e contemporânea, além de cursos de interpretação teatral, teoria e literatura musical, elementos de circos, entre outros.
O método Vaganova é utilizado pela equipe de professores de dança e preparação física, composto por quatro russos, um ucraniano e oito brasileiros.
Além de aulas (prática e teórica) e cursos, a Escola do Teatro Bolshoi realiza apresentações em diversos estilos de dança, teatro e música.
A infraestrutura conta com salas de aula, estúdios de música, cantina, espaços culturais, núcleo musical, núcleo de saúde, núcleo artístico-pedagógico, apoio educacional, biblioteca, camarins, vestiários, atelier e ainda uma sala de preparação de cenários, adereços e figurinos.