Itajaí se consolidou como Porto da Música ao instalar em fevereiro 2007 o Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí. Numa parceria da Fundação Cultural com a Unicamp, o Conservatório oferece um curso de caráter técnico, com duração de três anos, gratuito aos alunos. O Conservatório tem o papel de propiciar uma formação continuada, preparando os músicos para o mercado de trabalho e possibilitando o ingresso nas melhores faculdades de música.
A Unicamp, responsável pela grade curricular e seleção dos alunos e professores, monitora o desenvolvimento o curso. Mensalmente os professores Francisco de Assis Santana Mestrinel e Pablo Y Castro vão a Itajaí ministrar aulas e regularmente o Professor Dr. Rafael dos Santos, avalia o Conservatório. Desde setembro de 2007, sob o comando do músico instrumentista Evandro Hasse, está em formação a Big Band do Conservatório, que a partir de 2008 divulgará Itajaí em vários locais do estado e do Brasil.
Integram o corpo docente do Conservatório os professores: Cássio Moura (guitarra e violão), Rodrigo Paiva (percussão), Djalma Cordeiro (contrabaixo), Felipe Moritz (saxofone e flauta), Giana Cervi (canto), Mari Leonel (piano) e Filipe Brahm (bateria). A Ementa dos Cursos oferecidos é compostas pelas seguintes disciplinas: Teoria Musical; Harmonia da Música Popular; Arranjo; Percepção; Rítmica; Prática Instrumental; Instrumento (Piano, Violão, Guitarra, Contrabaixo, Bateria, Voz, Percussão, Flauta e Saxofone); História da Música Popular; Apreciação Musical; Percussão Complementar.