Inaugurado em 14 de dezembro de 1973, o Centro de Criatividade de Curitiba possui aproximadamente 2.400 metros quadrados de área construída e forma o principal equipamento do Parque São Lourenço, numa área total de 230 mil metros quadrados.
Numa concepção do arquiteto Roberto Gandolfi, o Centro de Criatividade de Curitiba é o primeiro espaço reciclado a se transformar em um pólo artístico na cidade de Curitiba, que funciona como um laboratório de criação.
É um local onde pessoas de todas a faixas etárias praticam atividades criadoras sob a orientação de pessoal especializado.
Possui ateliers permanentes de escultura, cerâmica, litogravura e xilogravura, pintura em tela, desenho, encadernação e cartonagem, restauração de livros, marchetaria, entalhe, restauração de madeiras e móveis, mosaico e tecelagem, além de contar com salas para os cursos de música, yoga e meditação e sala para exposições.
No pátio externo acontecem também manifestações artísticas como apresentações teatrais, folclóricas e recreativas para crianças, adolescentes e comunidade.