A Casa Hoffmann é a sede do Centro de Estudos do Movimento, que consiste no estudo e à exploração de novas estéticas do movimento. É um local de referência para artistas e outros profissionais com desempenho nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação.
As atividades contam com o desenvolvimento artístico por meio da biblioteca, videoteca, cursos ministrados por artistas e coreógrafos, atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação.
Construída em 1890, a Casa Hoffmann serviu de residência e comércio para a família de imigrantes austríacos, do ramo da tecelagem. Com arquitetura eclética, a Casa funcionou até 1974 como o comércio de tecidos e armarinhos. Depois, o imóvel foi alugado para o Colégio Dezenove de Dezembro, que funcionou ali até 1996. Antes disso, em 1993, a Casa Hoffmann foi desapropriada pela Prefeitura para a sua preservação como unidade histórica. Logo após a saída do Colégio, o imóvel sofreu um incêndio que poupou apenas a fachada e as paredes externas. A Prefeitura recuperou a edificação. Os trabalhos de restauração encerraram em 2002 e a Casa foi inaugurada em março de 2003.