Como aconteceu
Na cidade de Nova York (EUA), ne sua casa, foi montada uma piscina inflável, ela contou com a ajuda de uma parteira e doula, que tem o papel de ajudar a lidar com as contrações.
“É importante apenas que se busque um ambiente tranquilo e acolhedor para que a mãe se sinta à vontade e segura”, explica parteira
O posicionamento dentro da água é um dos métodos que ajuda no relaxamento do trabalho de parto. No parto humanizado feito em casa a mulher é a protagonista total do processo e tem todas suas necessidades atendidas para o melhor conforto possivel.
“Podemos entender o parto humanizado como um atendimento em que as necessidades da mulher em trabalho de parto são o foco de nossa atenção, em que devemos respeitar aspectos relacionados com sua privacidade, presença de acompanhante de sua escolha, ambiente confortável, temperatura agradável e oferta de líquidos ou alimentos, se ela solicitar”, explica o ginecologista e obstetra Alberto Jorge Guimarães,
Para este tipo de parto é muito importante o pré-natal com exames constantes durante a gestação e claro só é feito em casa através de parto normal. A equipe precisa ter todos equipamentos de emergencia para pronto-atendimento. Alguns deles são: luvas, material de sutura, cateter de punção nervosa, cilindro de oxigênio, doppler fetal (um aparelho de ultrassom que permite examinar o bebê na barriga), balança, estetoscópio, entre vários outros. É importante não estar longe de um hospital, pois caso exista algum tipo de complicação é importante não demorar. E só é recomendado para quem tem uma gravidez de baixo risco.