Giovanna é mãe do Pedro (10 anos) e das gêmeas Sofia e Antônia (5 anos). Muitas de nós nunca nem pensamos sobre isso mas outras muitas já e ela foi uma delas. Os profissionais recomendam que os pais precisam tratar o assunto com naturalidade e tentar se abrir para o aprendizado. Meu filho perguntou algo sobre sexo, e agora o que eu faço? Segundo especialistas as perguntas começam cedo com apenas 5 anos. Em relato Antonelli em participação no programa Encontro com Fátima Bernardes, contou que as duvidas ainda não surgiram. Mesmo assim ela já se sente preparada para o assunto.
“Eu não adianto nada na minha casa e nem antecipo as respostas. Mas, sempre estou pronta para dar qualquer tipo de resposta verdadeira e de acordo com a limitação da idade dele. Jamais usaria o exemplo da cegonha”, comentou. Para Giovanna,
Eu preciso estar pronta para naturalizar as perguntas.
"A gente precisa tirar a intenção da maldade. Beijo é beijo, é bom, é troca de carinho. Não tem malícia falar isso”, explicou. A psicóloga fala. “Crianças perguntam sem malícia. É pura curiosidade”, acrescenta.
Como conversar de sexo com as crianças É importante tratar o assunto com seriedade pois ali se formam os primeiros conceitos de sexualidade que podem ser levados até a vida adulta, mesmo assim se recusar a responder pode ser mal interpretado. Dicas: Não se antecipe, deixa eles trazerem suas perguntas Importante não falar demais, não aumente muito a história para que não crie confusão em sua cabeça Nao reprima as perguntas, é importante que eles perguntem da forma que acham apropriada. Se recusar a responder é algo que não é muito bem visto pois ele vai perguntar para colegas e a resposta pode não ser muito boa. Se não tiver como dar aquela resposta na hora diga que vai pesquisar para responder depois e não se esqueça de responder pois eles não esquecem. Não pergunte demais, principalmente as origens, eles adoram proteger as fontes (rsrsrs) É importante não dar exemplos da vida real para que eles não fiquem tão curiosos. Mantenha a calma para que eles sintam segurança em tratar o assunto com você.