Fundado em 1° de setembro de 1923, o clube Avahí Futebol Clube de camisa com cores azul e branco, começava sua história no futebol nos campos de Florianópolis, onde o Avaí teve origem escrita do nome começando com a letra H.
Construído no Centro de Florianópolis, em 1930 o chamado Adolfo Konder, conhecido como Campo da Liga foi a primeira casa do Avaí. Nessa época os jogos eram disputados à tarde, pois o estádio ainda não continha sistema de iluminação. Neste período ocorreram jogos históricos contra o Santos, por exemplo, em que Pelé ainda atuante jogava e Avaí perdeu por dois a um.
Outro momento marcante foi a goleada contra o time Paula Ramos em que o Avaí marcou 23 a três em seu placar em 13 de maio de 1945, este fato foi marcado como o dia de maior número de gols das história do futebol brasileiro.
Em 1980 o campo Adolfo Konder (com 15.000 m²) foi trocado para um terreno maior próximo ao aeroporto da cidade. E para o encerramento dos exercícios, o pequeno estádio foi palco de um duelo contra os veteranos Avaí e Figueirense, finalizados no placar de um a um.
Hoje chamado, Estádio Aderbal Ramos da Silva, popularmente conhecido como Ressacada, apresenta em sua estrutura 17.270 m² com uma capacidade para até 19.000 torcedores, o local foi inaugurado em 15 de novembro de 1983.
As atividades do clube vão desde as categorias de base infantil e juvenil, citadinas (nos campeonatos regionais), bem como as competições estaduais e do campeonato brasileiro, onde conquistaram títulos para casa e para história do Avaí.