O Grupo Arrasta Ilha existe há quatro anos em Florianópolis. Tem por objetivo difundir a cultura do Maracatu de Baque Virado, ou Maracatu Nação, brincadeiras populares típicas de Recife, em Pernambuco.

No trabalho produzido pelo grupo, essas influências são misturadas com manifestações populares da Ilha, como o boi de mamão. As apresentações acontecem geralmente na rua, em forma de arrastão, como no Carnaval, mas o grupo também realiza apresentações de palco.

Além das apresentações de maracatu, o Arrasta Ilha tornou-se em 2006 uma associação cultural para atuar em projetos de melhoria social, em parceria com o poder público e ONGs. Um dos projetos desenvolvidos são as oficinas de maracatu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), todos os domingos.

Outra iniciativa é o Erê da Ladêra, que busca da construção da cidadania em jovens em situação de risco social, através da música, dança, brincadeira e valorização da própria cultura.

A associação promove ainda o intercâmbio de mestres e integrantes das nações de maracatu de Recife, uma vez por semestre. Nesses encontros, os participantes aprendem não só a história, mas também a forma de tocar e de dançar.


Já visitou este local? aproveite e deixe sua avaliação!

Avaliações

Entre em contato e receba novidades por e-mail:

Você pretende trocar de imóvel nos próximos 12 meses? Sim   Não
Você pretende trocar de automóvel nos próximos 6 meses? Sim   Não

Sua mensagem foi enviada com sucesso para Associação Cultural Arrasta Ilha.

Obrigado por utilizar o Hagah!

Tivemos um problema para enviar o email para Associação Cultural Arrasta Ilha.

Telefones

Aberto desde: | Local: 548ba527dc7f7b06e52fefd7