Construída em 1788 e hoje conhecida como A Casa do Imigrante (A Casa da Feitoria), situa-se no então denominado Real Feitoria do Linho Cânhamo.
Na época, parte de uma estância conduzida pela coroa portuguesa, onde a produção de linho cânhamo (planta utilizada na produção de fibras para velas e cordas para as naus portuguesas) era explorada na região.
Em março de 1824, a Real Feitoria foi desativada, dando lugar em 25 de julho ainda do mesmo ano resguardo aos primeiros imigrantes alemães, contardos pelo comando brasileiro, iniciando-se então a primeira colônia alemã na cidade de São Leopoldo.
No decorrer dos anos, a casa teve diversos donos até o ano de 1939, quando sofreu uma restauração, passando a ser um museu destinado a história da imigração alemã. O antigo prédio da Feitoria de arquitetura Lusitana, modificou sua estrutura para estilo Enxaimel, lembrando os imigrantes ali abrigados em 1824.
No ano de 1980 a Casa da Feitoria passou ao Museu Histórico Visconde de São Leopoldo.
Hoje tombado como Patrimônio Histórico Estadual, o interior do local reune um acervo peculiar da época. Apresenta ainda salas temáticas com elementos do passado, trazendo à memória a história dos descendentes alemães.


Já visitou este local? aproveite e deixe sua avaliação!

Avaliações

Entre em contato e receba novidades por e-mail:

Você pretende trocar de imóvel nos próximos 12 meses? Sim   Não
Você pretende trocar de automóvel nos próximos 6 meses? Sim   Não

Sua mensagem foi enviada com sucesso para A Casa do Imigrante.

Obrigado por utilizar o Hagah!

Tivemos um problema para enviar o email para A Casa do Imigrante.

Telefones

Aberto desde: | Local: 548b4109dc7f7b3723659cee